Search
  • secretariaabcripto

Estudo do IBM Institute aponta 5 tendências para a tecnologia blockchain em 2020

O Estudo de Economia Blockchain de 2019, do IBM Institute of Business Value (IBV), apontou cinco tendências para a tecnologia blockchain em 2020. O material foi baseado em entrevistas com mais de mil profissionais nas áreas de negócios e tecnologia.


Uma das tendências é a valorização dos modelos de governança, diante da disseminação da blockchain: 41% das organizações ouvidas pelo IBM Institute disseram que a falta de padrões uniformes de governança entre parceiros é o desafio mais importante para avançar sua prova do conceito (PoC) de blockchain ou ecossistema mínimo viável (MVE). Os novos modelos de governança permitirão que grandes e variados consórcios tomem decisões e que pagamento sejam mais eficientes.


A segunda tendência para a blockchain neste ano é a interconectividade por meio de nuvem híbrida e multi-cloud, permitindo que todos os envolvidos no processo selecionem a plataforma blockchain sem depender da infraestrutura na qual seus dados estão hospedados. Isso facilitará o uso de tudo o que as empresas necessitam, em ambientes híbridos de nuvem, multi-cloud e locais, transformando empresas e indústrias.


O estudo da IBM captou, como terceira tendência, a combinação de outras tecnologias com a blockchain para criar mais vantagem competitiva. Tecnologias adjacentes como internet das coisas (IoT), 5G, inteligência artificial (IA) e Edge Computing irão se combinar com blockchain para gerar valor agregado para os participantes da rede. Assim, os dados mais confiáveis de blockchain informarão melhor e fortalecerão os algoritmos. A blockchain ajudará a manter dados seguros e auditará cada etapa do processo de tomada de decisão, permitindo uma visão mais precisa, impulsionada pelos dados confiados pelos participantes da rede.


A quarta tendência é o combate a fontes de dados fraudulentas por meio de novas ferramentas de validação. Segundo o estudo, 88% das instituições acreditam que garantir padrões de comunicação de dados para as redes blockchain é um fator importante para que toda a indústria se junte a uma rede blockchain. Assim, confiança e transparência são essenciais, mas em um mundo onde os dados são coletados e transferidos rapidamente entende-se que haverá inconsistências nesses dados, por erro humano ou pessoas mal-intencionadas.


Por fim, o avanço da regulamentação entrou como quinta tendência para a blockchain em 2020: ativos digitais respaldados pelos bancos centrais têm recebido interesse por parte dos mercados de capitais. Tokenizar ativos e títulos, convertendo-os em fichas digitais e depois negociar, trocar e resolver a custódia desses ativos está transformando a eficiência, a segurança e a produtividade dos mercados de capitais. Para 58% das organizações ouvidas para o estudo, elas podem obter novas fontes de receita ao tokenizarem os ativos trocados em um mercado habilitado para blockchain.


Fonte:

https://inforchannel.com.br/cinco-tendencias-que-moldarao-o-blockchain-em-2020/

25 views

Recent Posts

See All